Divulgação
Hawking: "O desenvolvimento da inteligência artificial total poderia significar o fim da raça humana"
Lucas Agrela, de INFO Online
O físico britânico Stephen Hawking afirmou nesta terça-feira (2/12), em entrevista a BBC, que a inteligência artificial é uma ameaça à raça humana.
A declaração foi feita ao durante uma sessão de perguntas e respostas sobre seu novo sistema de fala, que ficou 10 vezes mais veloz e tem tecnologia da Intel e da Swiftkey, conhecida por seu teclado para dispositivos móveis.
"O desenvolvimento da inteligência artificial total poderia significar o fim da raça humana", afirmou Hawking.
Ele reconhece que as máquinas tenham grande utilidade no dia a dia, mas teme o desenvolvimento desses aparelhos e o esforço de cientistas em torná-los pensantes, de forma que sejam equivalentes ou mesmo superiores aos humanos.
"Os humanos, limitados pela evolução biológica lenta, não conseguiriam competir e seriam desbancados [pelas máquinas inteligentes]."
O físico não está só com esse temor. O bilionário sul-africano Elon Musk, fundador e presidente da Tesla e SpaceX, afirmou recentemente que a inteligência artificial é a ameaça mais séria para a sobrevivência da espécie humana.
"Estamos invocando o demônio com a inteligência artificial. Em todas essas histórias onde existe um cara com um pentagrama e água benta, ele tem certeza que consegue controlar o demônio. Mas não funciona", disse Musk, durante uma palestra para estudantes no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.
Postar um comentário
DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.