(Foto: Reprodução)
Morreu, nesta terça-feira (27), o físico Charles Hard Townes, considerado o inventor do laser. Charles tinha 99 anos e teve uma carreira admirável, conquistando o Nobel da Física em 1964. Além disso, Townes foi pioneiro no campo da astronomia por infravermelho e foi o primeiro a descobrir água no espaço.
O conceito de laser surgiu em 1950, quando Charles criou o maser, dispositivo que era capaz de produzir ondas eletromagnéticas usando a amplificação de micro-ondas. Após alguns anos, ele teve a ideia de fazer um "maser óptico", que era baseado na amplificação da luz.
Contudo, o nome "laser" só foi aparecer em 1960, quando Gordon Gould e Ted Maiman, que já trabalhavam em uma pesquisa semelhante, construiram o primeiro laser prático, com base também na pesquisa da Townes.
Atualmente, o laser possui uma enorme importância na tecnologia, sendo utilizado não só em gadgets e eletrônicos comuns, mas também fibras ópticas, equipamentos de topografia e impressoras. Além disso, os lasers são usados para cortar materiais como metal e tecidos humanos durante uma cirurgia.
Via Gizmodo
Postar um comentário
DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.