NASA, ESA E G. Bacon
Plutão e Charon: fotos foram feitas pela New Horizons a 200 quilômetros de distância
Saulo Pereira Guimarães, de EXAME.com
Novas imagens do planeta anão Plutão e Charon, a maior de suas cinco luas conhecidas, foram publicadas nesta semana pela NASA. As fotos foram tiradas em janeiro pela espaçonave New Horizons.
No momento em que captou as imagens, a New Horizons estava a 200 milhões de quilômetros de distância de Plutão. Por isso, o astro e sua lua aparecem como manchas borradas nas fotos (que foram aumentadas quatro vezes para tornar os astros mais visíveis).
Como o tempo de exposição das imagens foi de um décimo de segundo, as outras quatro luas de Plutão (menores que Charon) não aparecem nas fotos.
"Plutão está finalmente se tornando algo além de um ponto de luz", afirmou em nota Hal Weaver, um dos cientistas da NASA envolvido na missão New Horizons.
Próximos passos
Nos próximos meses, a New Horizons deve tirar centenas de foto de Plutão. Elas serão usadas pela NASA para estimar a distância entre a espaçonave e o planeta anão. Além disso, as imagens serão úteis para planejar manobras que vão direcionar o veículo para Plutão.
A meta da NASA é que a New Horizons faça um voo rasante perto de Plutão e suas luas por volta de 14 de julho desse ano. Lançada em 19 de janeiro de 2006, a espaçonave já percorreu cerca de 5 bilhões de quilômetros desde então.
Hoje, o veículo tem velocidade de aproximadamente 50 mil quilômetros por hora.
"Esta missão vai obter imagens para mapear Plutão e suas luas melhor do que qualquer missão planetária anterior", afirmou em nota divulgada pela NASA Curt Niebur, outro cientista ligado à missão New Horizons.
Postar um comentário
DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.