Os moradores da Região Metropolitana do Recife testemunharam um amanhecer especial nesta sexta-feira (6). De vários pontos, foi possível visualizar um nascer do sol inusitado, carregado de tons dourados e alaranjados. Rapidamente, internautas registraram o fenômeno nas redes sociais, que reuniam fotos do "céu dourado".
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), a coloração dourada que predominou no céu foi causada pela presença de muitas gotículas de água na atmosfera. Elas foram provocadas pelo grande volume de chuvas da última noite e rebateram os primeiros raios solares.
"O mais comum é que o céu fique com tons mais dourados ou alaranjados no fim da tarde por conta da maior presença de umidade no ar. No entanto, por ter chovido cerca de 37% do que era esperado para março somente nesta noite (60,5 mm), e também por conta da associação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (que favorece a formação de nuvens carregadas) com Distúrbios Ondulatórios do Leste, havia uma grande concentração de gotículas no céu. Elas acabaram rebatendo os raios e gerando o efeito dourado", afirma Roberto Pereira, meteorologista da Apac.
Ainda segundo o meteorologista, a concentração, o estado e o tamanho de gotículas presentes na atmosfera podem gerar ainda outros fenômenos, entre eles o halo solar (espécie de arco-íris ao redor do sol) e a formação de nuvens bastante brancas.

Previsão do tempo
Segundo a Apac, não há previsão do volume de chuvas para os próximos dias. Contudo, a Agência alerta que estão previstas precipitações na noite desta sexta-feira (6), manhã e noite deste sábado (7).
Postar um comentário
DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
EmoticonClick to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.